segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O que eu uso para desenhar.

Quase sempre tem alguém que me pergunta o que eu uso pra desenhar, se  eu uso tablet, se eu finalizo a nanquim, se uso A3 ou A4 ou se uso Paint Tool Sai.
Bom então aqui vai o que eu uso todo dia pra desenhar:

1. Folhas A4, Lapiseira 0.5 e borracha branca macia

Não uso lápis B, HB ou qualquer outro desses B´s, mas pelo simples motivo que eu estou totalmente habituado com a minha lapiseira e com meu grafite HB 0.5, desenho realismo apenas com essa lapiseira tb.



Eu uso folhas A4 até para desenhar as páginas de HQ, porque eu rabisco os desenhos que vão estar nos quadros da página soltos pela folha e depois eu monto no computador, tipo essa folha aqui em baixo:


2. Mesa de Desenho

Eu tenho uma mesa de desenho, que ganhei faz pouco tempo, mas eu ainda não tenho usado ela com frequência. É que meu micro fica no segundo piso e a mesa fica lá em baixo, e como a maioria do material de referência que eu uso é digital e não impresso fica difícil, preciso dar um jeito de descer meu PC para a sala de baixo.



3. Tablet Wacom - BAMBOO FUN Small

Cara, a melhor coisa que eu fiz foi comprar essa tablet, faz uns 2 anos que eu comprei ela acho. No começo foi díficil de me adaptar, porque é diferente do papel, mas depois só foi. A única coisa que não faço nela é o rascunho a lápis, pois acho muito ruim de fazer isso na tablet. Mas pra finalizar e colorir é o paraíso. Fora que não tenho mais gastos com nanquim e nem preciso comprar várias canetas ou tinta.



4. Meu PC

Meu PC não é muito forte pra grandes gráficos 3D e nem pra fazer animações muito extensas, mas pra desenhar ele vai que é uma beleza. Ele é um Pentium 4 (3,06 GHz) - 2 Gb de RAM - Placa de vídeo de 250 Mb (acho).

 

5. Manga Studio e Photoshop

Bom os programas que eu uso são esses dois (MS4 e o PS CS3). Eu tenho amigos que usam o Paint Tool Sai, mas eu não sei dizer como é porque nunca usei, mas o Manga Studio é muito bom pra fazer quadrinhos e ilustrações. Tem apenas algumas coisinhas que eu levo pra terminar no PS.


MANGA STUDIO 4:



PHOTOSHOP CS3:



Por hoje é só pessoal ! 
Até, abraços !
Daniel Dias

8 comentários

Vitor "Pliavi" Silvério disse...

Oi!
To pensando em comprar uma tablet com meu irmão(da sua parceria com Nubi Caliprastilis.blogspot.com),mas antes de comprar nos veio uma pergunta de qual é a média de tempo pra trocar a ponta da caneta.então,você pode nos quanto tempo mais ou menos dura a ponta da caneta?(acho que é por desgaste,né?)

RAFE disse...

Bom essa eu não saberia te dizer, mas o que sei é que minha tablet veio com 5 pontas e ainda estou usando a primeira e já fazem 2 anos que tenho ela ou mais. E uso ela direto. Sim a ponta gasta sim, mas demora.

Vitor "Pliavi" Silvério disse...

oh,muito obrigado,pensava que as pontas se perdiam rápido,pois na minha cidade ja não tem a tablet(que vou ver se compro pela net),pra achar as pontas então ia ser o cão.
valeu mesmo aê.

RAFE disse...

Aqui na minha cidade tem tablet, mas essas da Wacom que são a melhores não tem nas lojas, comprei pela Net a minha, no Mercado Livre, mas se for comprar pelo mercado livre, escolha bem o vendedor. Abraço ! ^^

Gaby disse...

A minha tablet é uma Intuos2 (véinha, eu sei...) que tenho desde outubro, e até hj não consegui me habituar direito com ela.... mas acho q ela é mto, boa, vi poucas ilustrações feitas com ela, mas todas incríveis! programa de edição prefiro só o Photoshop msm, talvez pq não tive tempo de brincar direito com o Manga Studio... mas ainda vou tentar! =D

Ângelo Veras disse...

Cara eu gostei muito do seu site deixa eu te perguntar onde vc baixou o mangá studio sabe procurei ate...mas não achei nenhum para baixar me ajude

Autor disse...

o que você faz no manga studio e oq vc faz no potoshop?

Anônimo disse...

muito legal!

© RAFE
Maira Gall