quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Cenários Digitais

  Oi galera, não sei se vocês já notaram que os animes cada vez mais fazem usos de cenários digitais. Claro que vários cenários ainda são pintados, mas tem cenários que se movem junto com os personagens, isso são cenários 3D. Eu estou aprendendo a fazer uso dessa ferramenta também. Estou construindo vários pontos da Cidade do Lago em 3D que vou usar em minhas histórias. Cara é bem trabalhoso de construir esses cenários em 3D, tanto quanto é de desenhar e pinta-los na forma tradicional, mas a grande jogada é que você tem esse trabalho uma única vez, depois de pronto você pode pirar e escolher o angulo que quiser sem precisar ter que desenhar tudo de novo e usar réguas. Eu adorei minhas aulas de perspectiva e gosto de construir cenários usando dois pontos de fuga. Mas ter descoberto a construção de cenários 3D vai ser uma mão na roda pra mim, vou conseguir muito mais agilidade. A medida que eu for terminando esses cenários eu vou posta-los na seção aqui do Blog, chamada CIDADE DO LAGO.
Vou postar um aqui que é da Escola Albert Minari onde o Du, a Lomi e cia estudam. Não está pronto ainda, faltam alguns pequenos detalhes, mas dá pra ter uma idéia de como fica ou ficará.




Abraço pessoal !
Daniel Dias

12 comentários

Rafael disse...

Sempre quis aprender a modelar em 3D..!
*-*
Vc usa o Blender?
Ficou super legal..!!
O/

Gaby disse...

pô... vc tá aprendendo mais sobre desenho do q eu na facul... ._.
sou um desastre em perspectiva, e nunca brinquei com 3D... quem sabe um dia né... =P

RAFE disse...

Oi Rafael ! Cara eu ainda estou engatinhando no Blender, mas estou tentando aprender. Eu uso para cenários o Google Sketchup. É muito fácil de usar e você ainda conta com o 3D Warehouse deles que tem muita coisa pronta como janelas, portas. Mas claro, não serve 100%, por exemplo as janelas que eu uso no colégio ali, eu peguei de lá, mas tive que modificar pra atender minhas necessidades, mas ajuda muito. Eu uso em conjunto com o Photoshop, pq eu mesmo crio as texturas que eu uso no 3D. Tento fazer tudo que der no 3D Sketchup e depois exporto como JPG e termino que ajeitar algumas coisas no Photoshop.

RAFE disse...

Oi Gaby, mas eu que nunca me imaginei construindo cenários em 3D, mas um dia acontece né. ^^
Bah eu tive aulas de perspectiva nos dois cursos de desenho que eu fiz e como meu professor disse: "Perspectiva é uma coisa que ou você ama ou odeia". Bah eu adorei, com 1,2 ou 3 pontos de fuga. ;D

Sabrina F. disse...

Nossa, o desenho da escola ficou incrível, parabéns mesmo, eu também desenho, mas estou só começando a "tentar" os cenários, antes meus persongens ficavam apenas flutuando no espaço da folha totalmente esticados, e para fazer os personagens em movimento então, que tristeza até começar a sair um movimento decente, auhsuahsuah.
Mas parabéns vocês são agora a minh inspiração, hehe, Bjuu

Rafael disse...

Entendi..!
Nossa,então deve ser muito mais fácil de desenhar cenários nele..principalmente pra quem não manja de cenários/perspectivas(como eu XP),eu usava The Sims..heauehaueh

Diego Moreira disse...

Oi, não sei se vc vai lembrar, mas nos conhecemos na feira de fanzines do anime xtreme, eu estava divulgando a hq 25 de julho.
Seu blog está muito bacana, seu trabalho realmente é muito bom.
Quando puder visite o meu blog:

artediegomoreira.blogspot.com

Abraços!!!

Rafael disse...

Vc usou um jeito de afinar as arestas?

RAFE disse...

Rafael : Cara, eu não conheço o Blender a fundo, mas o Sketchup é mais simples mesmo, mais fácil de operar, mas mesmo assim construir um cenário é algo trabalhoso. Quanto as arestas eu exportei um arquivo 2D com definição de 5000 dpi, assim as arestas ficam mais finas. ^^

RAFE disse...

Oi Diego, lembro sim cara, blz ! Foi no primeiro evento que eu levei a RAFE. Foi no Animextreme. Acabei de visitar seu blog e tipo eu posso colocar um bannerzinho (88x31) do seu blog e vc coloca um meu nos seu blog. Uma parceria, que tal ?

Meu banner esta na parte "PARCERIA" do meu blog.
Abraço !

RAFE disse...

Oi Byna, então você também desenha, mas tipo é assim mesmo, continue desenhando que você chega lá. ^^
Muito obrigado pelo elogio, pela admiração e também pela visita ! bjo
Daniel Dias

KATSUIAKU disse...

EAEW DANIEL, Muito boa a perspectiva não só da escola ALBERT MINARI como também a de todos os outros cenários de RAFE! Desenho em 3D? não me aventurei por esse lado ainda não, mais quem sabe mais pra frente! Eu sou o autor e desenhista de cenários do mangá que estou criando com um amigo meu, Estou estudando pra valer o lance da perspectiva e espero que um dia eu seja tão bom quanto vc! PARABÉNS PELO SEU TRABALHO!

© RAFE
Maira Gall