quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Post Motivacional (POST GIGANTE XD)





    Olá pessoal, esse post que escrevo, é para o pessoal que está começando seu projeto de quadrinhos ou algum outro projeto. Alguns poucos leitores, vez que outra, me deixam recado perguntando como é que RAFE se mantém vivo por esses anos e sempre seguindo em frente, mesmo que as vezes um pouco mais lento. 

    Eu já me perguntei isso algumas vezes, durante esse tempo de vida de RAFE. Ainda mais porque RAFE não me dá nenhum retorno financeiro. Um dia quem sabe, a RAFE possa me dar retorno através de Licenciamento dos personagens e/ou da marca, ou quem sabe eles fiquem tão conhecidos que possa ganhar dinheiro com anúncios no site, ou quem sabe um dia, alguma empresa queira produzir uma animação, um longa, sei lá. Isso só o futuro dirá.

    Eu já havia pensando que de repente poderia ser o feed back dos leitores que mantinha a RAFE viva, mas não é isso também. Obvio que eu gosto do retorno dos leitores, dos recados, das mensagens positivas e isso, com certeza poderia sim manter a RAFE bem viva. Isso insentiva a continuar. Mas não é caso de RAFE, sabe porque ? Porque eu recebo muito poucos comentários. Se vcs forem ver nos comentários dos posts é sempre de 1 à 6 e 10 no máximo dos máximos. Perto de outros blogs em que o feedback vai de dezenas à centenas de comentários, o que eu recebo de feedback não seria o suficiente pra manter acesa essa chama. Então eu continuei me perguntando: O que é então ?

     E um dia um cara na internet me deu a resposta. É a paixão. Mas não a paixão pelo desenho, pela arte, pelo mangá, por animes, nada disso. É a paixão pelos meus personagens, pela estória deles. E é isso mesmo o que mantém RAFE vivo, é a paixão que eu tenho por essa minha obra. É isso me faz sempre querer fazer a próxima página. É meu desejo de dar vida aos meus personagens a cada página desenhada, a cada uma delas colorida. Mesmo sem ganhar dinheiro com isso, mesmo não recebendo tantos comentários, é isso. Aquele cara achou a resposta ! (Claro que se eu recebesse um monte de comentários e também dinheiro a chama queimaria mais ainda. XD)

    E agora, você que me pergunta isso, tem a resposta também para o seu projeto. Apaixone-se por seu projeto, faça de coração e você vai ver que seu projeto sempre se manterá vivo, mesmo nas situações que você queira desistir.

    Para complementar, nunca permita que comentários mais asperos acabem com seu sonho, com seu projeto que recém tá nascendo. Ao invés disso analise se o comentário que lhe foi dito, realmente tem algum teor de verdade. As vezes as pessoas falam mal do seu trabalho, mas elas apontam o que está ruim. Filtre isso, veja se o que ela falou, está realmente ruim e conserte, isso te fará melhor. E se a pessoa estiver falando tolíces, ignore e contínue a andar.

     Você nunca vai conseguir agradar a todo mundo, isso é muito certo, tente então agradar ao maior número de pessoas que puder. E não esqueça de sempre evoluir, melhorar-se, superar-se, para alcançar essas pessoas.
 
    Aqui abaixo eu deixo uma pequena coletânea de comentários que eu já recebi desde 2008 (quando íniciei o projeto da RAFE) até agora. Veja que tem pessoas que são bem asperas, mas sempre irá ter outras que gostam de seu trabalho. E é para essas pessoas que gostam de seu trabalho que você vai desenhar e contar a história, mesmo que seja 1 pessoa apenas, você já tem alguém pra ler e começar. ^^

 

     
 COISAS QUE JÁ RECEBI PARA RAFE:

-- 2008 --
"Tá uma merda. Que mania que brasileiro tem de fazer merda. Personagens lixo, estória lixo, tá uma merda. Joga isso fora e começa de novo!"


"Rafe só vai ser sucesso se for Hentai."


"Em vez de fazer certo desde o ínicio fica fazendo merda desde o começo. Depois quer refazer a história para ver se melhora. Por que não fez certo desde o começo ? Tá uma merda, amassa e coloca isso no Lixo!"



-- 2009 --
"acho que vc tem que trabalhar mais o layout de página.
A quadrinização tá muito estranha."
 Isso é o que está pesando mais negativamente.
 de resto tá bacaninha."

"Varie um pouco mais nos nomes, fuja do nihongo e fuja da otakice.
Lembre-se: mangá são histórias bem contadas, com estética atraente, e não APENAS um monte de katakanas, fulanos-kun e nomes impronunciáveis em japonês."

"  ta ruim mas ta bom :D  "

"  ta ruim mas ta bom :D [2]  "


"ACHO MELHOR VOCÊ REFAZER ISSO.
MELHORE SUA ARTE FINAL...
A SEQUÊNCIA DOS QUADRINHOS TÁ CONFUSA!"

"acredito q vc possa fazer melhor
 seu traço é bacana
 mais esse zine ta zuado mesmo cara
 boa sorte"

"  E o melhor de tudo é que vc não criou roupas futuristas! xD
Aquelas roupas tipo dos Jatsons. :P  "


"  Parabéns rapaz. Ficou muito bom!
;D  "

"  O legal é que vc tem um traço seu, característico, tem proporção, bom acabamento, arte-final, e sabe fazer cenários. Já sai na frente de uns 580 mangakás brasileiros.  "

"  Mano teu mangá fico da hora
os desenhos são ótimos
continua ai que tá muito bom  "


"  Me amarrei na história... Muito ilário... apesar de vc pecar um pouco nos cenários... e nos detalhes mas vc desenha muito bem!!!! espero continuação!!!  "


"  Sua história tá muito legal!
Dá pra desenvolver bastante ainda! Gostei!
 Seus desenhos estão muito legais também! 
Algumas coisas ficaram um pouco soltas mas tudo bem. "
"  muito loko o.o  "

"  Uoshii adorei :3  "

"  ♥♥♥muito legal,eu adorei tudo,os detalhes,os desenhos,se foi vc q desenhou,meus parabéns,vc tem talento para virar mangaká
 gostei do traço limpo.muito bom mesmo! >.ó  "

"  mto bom =B  "
  
 

-- 2010 -- 
"  Rafe é mais elétrico, mais animado, e as ilustrações de divulgação são todas as coloridas, o site é colorido, o desenho pede por cor. Eu compreendo que ele opte por um desenho p e b se compensar isso com velocidade de publicação, ou com rebuscamento no desenho. Se conseguir uma das 2 coisas, o sacrificio da cor é um preço bem pago.  "

 "Achei legal a história(desculpe, eu uso esse termo pra quaaase tudo xD),
mas o traço é muito simples, as noções de luz e sombra mal existem. =<
Msm tendo ótimos recursos e habilidades, sua arte ainda necessita de melhoras;
principalmente nos tópicos de anatomia, tecidos e luz/sombra.
De resto, não tenho do q me queixar. =D"

 
-- 2011 --
 "Daemon Hammer e Inea tem potencial. Agora RAFE não tem futuro, tá fadado ao fracasso."

"Cara...só uma coisa...mude o cabelo desse protagonista...pelamor....
MUITO BIZARRO ESSE CABELO!!!"

"   pq todo mundo implica com o cabelo do cara? do Naruto e do Goku são mto mais bizarros...  "

 "Parece o visual dakeles desenhos americanos chatos, 3 espiãs, martim mystery... bem sem graça..."

"Daniel, se eu pudesse ver em preto e branco seria bom ... Mas ta parecendo uma Comic, justamente por causa de como as cores são. É muito diferente de paginas coloridas em um mangá por exemplo."
 
"  Cara tá bem legal, um detalhe e outro que o pessoal não gostou, mas nem precisa refazer, eu nunca vi mangá 100% perfeito, o autor e desenhista de Naruto mesmo, erra em algumas perspectivas e a pintura dele é feia.
Tá muito legal o seu trabalho ^_^  "

 "  Daniel, cara nunca imaginaria que vc ia levar tão longe esse projeto...
eu meio que sinto orgulho de ler o Rafe mais uma vez e agora colorido!
cara, vc coloriu td aquilo... fuck, ta muito bom
desejo toda a sorte do mundo pra vc
 paz! o/  "


-- 2012 -- 
"Seu mangá (Pirates) é bem melhor do que rafe parabéns"

 Este último eu coloquei, só pra ilustrar o que eu falei acima. Mesmo hoje, eu tendo atingido um bom nível, sempre vai ter pessoas que não vão gostar do meu trabalho. É o que eu disse lá em cima, você nunca vai conseguir agradar a todos. Eu sou fã de Pirates e num sábado visitando o Blog do Yuri, dou de cara com esse comentário lá. É o tipo de comentário desnecessário, comparar autores. Ele podia ter dito apenas que Pirates é muito bom (e é mesmo ^^).









Grande Abraço !
Daniel Dias




7 comentários:

Louiz disse...

"Rafe só vai ser sucesso se for Hentai"

Eu me lembro disso xD
E o cabelo do Du é normal comparado a muitos outros.

RAFE disse...

Eu até criei a tirinha NO HENTAI por causa desse comentário...huahuahua
Eu também acho o cabelo do Du normal, tem outros muito mais estranhos. ^^

Axcel disse...

"Daemon Hammer e Inea tem potencial. Agora RAFE não tem futuro, tá fadado ao fracasso." HUAHUAHAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUAHUAHUAHUAH tão ironico...

Rafarinha disse...

A maioria dos comentários são da CDM né? kkkk

RAFE disse...

Aham e de outros fóruns que tinham em outras comunidades de mangakas, fãs de anime, de desenhistas que tinha pelo Orkut. Era um tempo onde eu colocava a RAFE a prova e espera o feedback do pessoal, bom ou ruim. Foi muito bom pra corrigir uma porção de coisas na arte e na história da RAFE. Quando os comentários ruins começaram a ficar cada vez menores eu comecei a parar de colocar a RAFE a prova e me dediquei a refaze-la. E também eu já tava terminando o curso de mangá e iniciando o de quadrinhos. Tava ficando mais seguro do que fazer e o que não fazer. Tu é desse tempo Rafarinha, desde lá dos primeiros comentários de 2008. Tu acompanhou de perto isso ! XD

Rafarinha disse...

Sim, sim. Eu me lembro direitinho! XD heauheaueha

LANCES DA VIDA disse...

Cara você manda muito bem. Será que daria pra tu criar um personagem com o nome Fernando Scott ? se por acaso tiver como colocar mais um personagem, ele pode aparecer do nada, é só pra mim dar uma ideia kkk eu sempre quis der o dom de desenhar, a unica coisa q mando bem é em escrever, se qualquer dia vc puder dar uma lida em algo q escrevi ou tenho ideia, entra em contato. Mais parabens, to acompanhando a historia e na espera do cap. 3 ja :) BOA SORTE !!